domingo, 27 de agosto de 2006

Ommm....

Estou eu aqui, mais um domingo na universidade. Agora na verdade já é segunda-feira pois já passou da meia noite. Vou escrever um pouco pois o computador está processando uns dados e não passo parar.

Esta semana depois da viajem foi terrível. Um monte de trabalho e nada de eu conseguir me concentrar pra fazê-lo. Sabe-se lá o que me aconteceu, mas se alguém ai acredita em bioritmo olha só o meu de hoje.


Observem como estava na semana passada. Realmente tudo em baixa: emocional, intelectual e físico. Realmente desta vez bateu. O importante é que hoje já estou me recuperando. Como dá pra ver, logo logo estarei lá em cima. E tudo irá render.

Bioritmo ou não, uma coisa que ajuda é meditação. Pra quem não sabe, meditar consiste basicamente em tentar limpar a mente, e não pensar em nada. É claro que pra quem já tentou sabe que não é uma tarefa simples. Mas é muito útil para a saúde mental.

Para mim meditar é algo quase que obrigatório, pois minha cabeça nunca descansa. Estou sempre preocupado com meu doutorado e com minha vida, e está é a maneira que tenho para descansar.

Existe diversas maneiras de meditar. Uma delas é sentar na frente da TV e ficar trocando de canais frenéticamente. Isto é fácil quando se tem TV a cabo, e realmente funciona. Experimente perguntar para alguém que está fazendo isso, o que ele está pensando. Tenho certeza que a resposta será: nada.

Existe também a maneira mais tradicional de meditação, onde se deve sentar confortavelmente. Podendo ser de qualquer maneira, mas é claro que tem a famosa posição de lotus que nem me arrisco a tentar pois senão vão ter que chamar a ambulância pra me desentortar. Depois fecha-se os olhos e concentra-se na respiração. Meia hora depois a pessoa acorda num planeta chamado Malibu, cheio de ruivas de mini saia. Sacanagem, não se deve dormir não... mas se acontecer, fazer o que? Ruivas de mini saia não é tão ruim assim..

Como é difícil não pensar em nada, um artifício que é usado são os mantras. Que normalmente são entonações a deuses hindus. Mas basicamente qualquer palavra ou som repetido continuamente pode servir pro propósito da meditação. Veja por exemplo uma palavra/objeto que gosto mundo: a bunda.

Experimente você mesmo. Sente-se confortavelmente. Feche seus olhos. Respire fundo e repita em sequências de três: bunda bunda bunda; bunda bunda bunda; bunda bunda bunda;

Gostaria que vocês comentassem como se sentiram depois. Tenho certeza que se não mais relaxados, pelo menos mais felizes.

2 comentários:

Tita Cobalchini disse...

huahuahuahuahuahuahuahuah!!!!!! Nem vô precisar fazer o mantra, só de ler este post já tô mais feliz!!! Tu é demais gurizinho!! O ócio criativo é contigo mesmo!!
Beijão!!!
Tita

Anônimo disse...

Nossa...Kinho...adorei...vou ver se escolho uma dessas dicas pra limpar a minha mente entao...huahuauauhh. Voce e' bem criativo! Beijos