quarta-feira, 9 de agosto de 2006

Desvendando o clima de Sydney

Pra quem já ouviu falar da Austrália (e espero que todos que lêem este blog tenham cultura suficiente pra saber o que é e o onde mais ou menos fica), já deve ter ouvido falar que aqui é uma terra de praias, surfe e obviamente muito sol.

É claro que não podemos nos basear em estereótipos como por exemplo a dos brasileiros sempre pelados, sem trabalhar e sambando. Afinal não dá pra generalizar pois isto é somente coisa de carioca. Agora, que aqui é a terra de sol, isto é.

Não tenho os dados exatos em mãos, mas pela minha experiência, e como sou um cara confiável, posso dizer que de cada 3 dias, 2.583 são dias ensolarados. E quando chove, normalmente tem sol no dia seguinte. Agora estas estatísticas não valem nada quando elas são realmente necessárias.

Veja só:
- Kinho de passeio em Sydney em Fevereiro de 2002. Chuva!
- Kinho chegando pro doutorado em Fevereiro de 2004. Chuva!
- Pai e mãe chegando em Sydney em Novembro de 2005. Chuva!
- Mattia em Sydney no início de Julho de 2006. Chuva!
- Quatrocentos (sim 400) cientistas no Coling/ACL, duas das maiores conferências em Linguistica Computacional organizada pelo nosso grupo em Sydney no final de Julho de 2006. Uma semana de chuva!

E pior é que não adianta tentar convencer as pessoas que aqui não chove, que estamos com seca, etc... É só vir visitante que chove.

A propósito, a resposta é NÃO pra pergunta: Não é todo dia que vem gente em Sydney? Os 20 aviões ou mais que circulam o céu de Sydney a cada hora só estão de passagem ou são de carga. Parece besta, sô!

O interessante deste padrão que observei é que posso fazer previsões super acuradas para muitos meses no futuro. Por exemplo, se tudo se constatar teremos dias de chuva entre 19 e 25 deste mês; de 7 a 9 de Novembro; e possivelmente na virada de 2007. Vamos ver, espero que esteja errado. Mas até hoje esta regra tem sido apuradíssima.

Agora já sabem, se vierem me visitar tragam o protetor solar e o guarda chuva.
Kinho

2 comentários:

Tita Cobalchini disse...

Fiquei curiosa pra saber quem são as visitas que chegarão por aí nesses dias específicos. Se levarem chuva pra Austrália, manda eles pro sertão nordestino brasileiro que tá precisando de água!!
Beijinhossssssssssssss
Tita

Cristiano Mattia disse...

Eu acho que eu sei que são as visitas, mas prefiro não falar.

Falando do clima, eu sou prova viva de que é só chegar na Australiia que chove. Fizeram a maior propaganda sobre sol e calor, mas só foi eu chegar que tudo mudou.

Até

Mattia