domingo, 29 de agosto de 2010

A arte de elogiar

Olá caros amigos! Sei que faz tempo que não escrevo nada por aqui, porém, isso não quer dizer que abandonei nosso blog, pois continuo acompanhando os post deixados pelo Kinho e pelo Mattia, meus amigos queridos.
A vontade de escrever surgiu de uma pergunta que tenho me feito há um bom tempo: "pq elogiar as pessoas é algo tão difícil para alguns? Que tabu é esse?". Tenho observado que para muitos, criticar os outros é muito mais comum e normal do que elogiar. Gente, o ato de criticar é válido, mas garanto a vocês que o de elogiar é muito melhor, é grandioso, faz bem a alma de quem elogia e alegra o dia de quem recebe. Sendo tão simples, pq não fazê-lo?? Só nos traz benefícios!! Podemos praticar a ação do elogio diariamente, em qualquer momento do dia, pra qualquer pessoa, por exemplo, comece o dia se elogiando, olhe no espelho e (mesmo com aquela cara que acordamos) diga: como tu tá bonito hoje! Elogiar a si mesmo?? Sim!! Por que não? Depois siga o dia fazendo isso com os outros. Se o cafezinho na padaria estiver bom, elogie quem o fez; se alguém fizer a gentileza de abrir ou segurar uma porta aberta pra ti, agradeça e elogie esse ato; se um colega de trabalho te ajudar em algo simples que seja, elogie sua dedicação; se for servido bem em um restaurante, elogie quem o tratou bem, muitas vezes essa mesma pessoa está em um momento ruim e adorará ouvir um elogio...Os exemplos são tantos! E os momentos são únicos! Elogie a pessoa que você ama, elogie a comida de sua mãe, elogie o chimarrão que teu pai preparou, elogie as primeiras palavras escritas pelo seu sobrinho, elogie o jardim que a zeladora está cuidando tão bem, elogie seu chefe pela competência em comandar um negócio, elogie a casa limpa de seu amigo, elogie a pipoca deliciosa que seu irmão fez (nesse caso, mesmo que ela não seja tão deliciosa assim, mas ele fez pra ti!). Enfim amigos...eu repito, é tão simples e faz tão bem.
Desculpem o desabafo, mas é que tenho observado mesmo a falta dessa virtude no mundo, e percebo também, o espanto de quem me vê fazendo isso, como se o ET fosse eu.
Pratico a terapia do elogio, muito antes de saber que existia essa terapia, e se puder passar essa prática adiante, estarei fazendo a minha parte pra tentar alegrar um pouco mais o universo. Aproveito esse post, pra elogiar meus dois parceiros e amigos de blog, pela coragem de morar em um país distante, longe de suas famílias, e tendo resultados tão positivos na vida profissional e pessoal. Tenho orgulho de vcs!!
Então era isso galera! Comecem hoje elogiando a pessoa que estiver ao lado de vcs nesse momento. Aproveitem e desfrutem da maravilhosa sensação de elogiar alguém!

Beijinhos da amiga que sabe que, apesar das coisas ruins que existem no mundo, "La vie est encore plus belle!!"

Tita

10 comentários:

Kinho Pizzato disse...

Tita, que bom que escreveste aqui!

E para começar a terapia do elogio, deixa elogiar este post bem escrito. :-)

Eu vou tentar começar esta terapia comigo mesmo. E vou tentar voltar a escrever por aqui um pouco mais (se é que qualquer coisa é mais do que estou escrevendo ultimamente).

Um abração,
Kinho

Cristiano Mattia disse...

Tu robastes o meu comentário....

Tita, primeiramente bom saber que tu continua entre nós, já estava pensando que tu havia trocado de blog.

"Segundamente", parabéns pelo texto. No ramo da psicologia isso se chama Positive Reinforcement. (nada como estudar no exterior).

Outro elogio que eu gostaria de te dar é pelo fato de tu já ter marcado na tua agenda um horário para me ver enquanto eu estiver em Bento.

Grande abraço,

Tita Cobalchini disse...

Meninos queridos!! Acabei de confirmar o que escrevi: receber um elogio deixa o nosso dia mais feliz! Adorei saber que gostaram do meu post!
Mattia querido, certo q tem lugar na minha agenda pra rever amigos especiais!! Avisa qd estiver por aqui..continuo sendo tua vizinha!!
beijinhos..

Maria Inês Cobalchini disse...

Querida filha Tita: Elogiar é um ato de humildade. É despojar-se,de ser para ser .Parabéns aprendeste. É só elogios. Mãe

Tita Cobalchini disse...

Mãe amada, se aprendi a lição é porque foi muito bem ensinada por ti e pelo pai. Muito obrigada por serem tão maravilhosos! Ser filha de vcs é uma benção. Amo-os demais..

Paulo José Cobalchini disse...

Tita, gostei de mais do teu texto. Expressa exatamente o que penso, mas nâo tenho este dom de escrever e colocar como o fizestes. Elogiar é algo tão simples e prazeroso, mas ao mesmo tempo, muito difíssil para muitos.
Parabéns.
Beijos.
Do pai que muito te ama.

Franco disse...

Junto-me a massa de leitores e bloggers pra elogiar o post! :) E, sim, é muito fácil de imaginar as pessoas chocadas com elogios inesperados.

Beijos e siga postando! :)

Tita Cobalchini disse...

Franco queriiiiiido!!
Adorei saber que és nosso leitor!! E mais ainda que comentará os textos :D
Posso te fazer um elogio? És uma das pessoas mais educadas, inteligentes e bacanas que tenho o prazer de conhecer. :)
beijinhoss

Franco disse...

Dizem que semelhantes se atraem, né? Cada um conhece as pessoas que merece! :D

Tita Cobalchini disse...

Isso é um elogio?? hahaha :O)
Que bom então..
bisousss